segunda-feira, 16 de março de 2015

Pirulitos Transparentes

Estou vendo cada vez mais estes pirulitos transparentes e fiquei encantada, e fui garimpar na internet a receita. Demorei pra achar porque no começo nem conseguia saber o nome certo para esse pirulito. Olhando rápido a gente confunde com aqueles de gelatina, mas olhando bem ele é durinho parece bala dura.

Encontrei no site Mytaste um passo a passo, mas não achei nada fácil....preciso encontrar alguém que venda! rs


Foto: Mytaste
Como toda a receita com calda de açúcar, essa também é uma para tomar cuidado com a temperatura da calda.Se você tem moldes de pirulito com silicone pode fazer, mas a forma de chocolate não serve nesse caso. Por isso separei a receita que podemos fazer ser molde nenhum, só de olho. No caso de uma produção para venda, sugiro a compra de moldes, caso tenha dificuldade em fazer sempre o mesmo tamanho.
Com essa receita, você pode também fazer pequenas balas, como aquelas antigas (sim aquelas que escorregavam para a garganta, que todo bom pai tinha medo do seu filho engasgar!), nesse caso faça balinhas de tamanho menor.

Ingredientes:
70 g de glucose de milho
250 g de açúcar refinado
100 ml de água 
Cabinhos para o pirulito
Corante alimentício líquido da cor que desejar
Essência ou aromatizante alimentício do sabor que desejar
Óleo para untar (ou silpat)

Modo de fazer:
Em uma panela, coloque o açúcar, a glucose de milho e a água. Mexa antes de ligar o fogo, assim que ligar o fogo não poderá mexer, a não ser com um pincel de culinária para tirar o excesso nos cantos da panela. Depois de alguns minutos, quando estiver em ponto de fio ( quando pegar a mistura com os dedos e formar um fio entre eles ou jogar em uma xícara com água natural e formar alguns fios de açúcar), coloque o corante e essência que desejar (sem mexer, só jogue).  
Espere mais alguns minutos e faça o teste para ver se está em ponto de bala dura (coloque um pouco em uma xícara com água natural e observe endurecer como uma pedra). Quando estiver com esse ponto (cuidado para não exagerar e estragar a receita), desligue o fogo e derrame aos poucos em uma superfície untada com óleo (mármore ou silpat). 
Derrame fazendo pequenas bolinhas ou o formato que desejar e conseguir, espere esfriar um pouco e coloque o cabinho. Quando esfriar, desgrude e decore seu pirulito como desejar.

Dicas: Para manusear a glucose de milho, molhe a mão que fica mais fácil! Tente fazer para os adultos, pirulitos de menta, ficam uma delícia! A quantidade de gotas de corante alimentício depende da cor que deseja, jogue e veja o resultado aos poucos, teste várias cores. A quantidade de aromatizantes e essências também pode variar, comece com 10 gotinhas e nas próximas receitas aumente ou diminua conforme seu gosto.
Receita encontrada no site Mytaste

Mais imagens dos pirulitos



Foto: Google

5 comentários:

  1. Oii, qtos dias de validade tem este pirulito?

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Oi Raquel, eu não sei a validade, mas acredito que até uns 3 dias deve ficar bom! Até agora só conheço alguém faz que é a Tammy Montagna (www.tammymontagna.com), ela pode te responder com exatidão sobre o prazo de validade!

      Att
      Jacque Ramos

      Excluir
  3. Quero orçamento para 30 pirulitos, como entro em conato

    ResponderExcluir
  4. Conheço a Prirulito que faz... Veja o instagram @prirulito

    ResponderExcluir